quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ATITUDES

A partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo vai organizando e arquivando estas informações, relacionando-as com afectos (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma predisposição para agir (favorável ou desfavoravelmente) em relação às pessoas e aos objectos presentes no meio social.

A essas informações com forte carga afectiva, que predispõe o indivíduo para uma determinada acção (comportamento), damos o nome de atitudes.Portanto, para a Psicologia social, diferentemente do senso comum, nós não tomamos atitudes (comportamento, acção), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objectos do meio social.As atitudes possibilitam-nos conhecer melhor o ser humano, não com o que dizem,com o que apregoam, mas são as atitudes que os revelam como ser humano. Temos atitudes positivas em relação a determinados objectos ou pessoas, e isso predispõe-nos a uma acção favorável em relação a eles.

A possibilidade de desenvolvermos uma atitude positiva em relação aos outros é muito grande, pois já temos anteriormente informações e afectos positivos.

No entanto, não é com tanta facilidade que conseguimos prever o comportamento de alguém a partir das informações verbais que nos vão dando, os comportamentos são resultantes das situações dadas e de várias atitudes mobilizadas em determinada situação...As atitudes qualificam os seres humanos.





Tentei por tudo acreditar em palavras...










3 comentários:

momo disse...

Que cierto es , esto que cuentas.
Ya formas parte de mis puentes.
Un abrazo

acbelix disse...

Não poderia estar mais de acordo contigo.
De que servem as palavras se as acções nao as complementam?

beijos
Miro

CAMINHANTE disse...

"As atitudes qualificam os seres humanos"
Bonito e verdadeiro...
É pena as mesmas às vezes serem esquecidas.
Saraváh minha amiga